Produção automóvel. Um em cada três carros no mundo é produzido na China

clube escape livre

FEV 2022

Sabia que um em cada três carros vendidos no mundo é produzido na China? E que foram produzidos 79 milhões de veículos durante 2021?

- JOSÉ MANUEL COSTA

Estão fechadas as contas da indústria automóvel para o ano de 2021. Sabia que um em cada três carros vendidos no mundo é produzido na China? E que foram produzidos 79 milhões de veículos durante 2021? Uma cifra que dá uma imagem clara do que é a dependência do mundo de um gigantesco mercado com uma indústria poderosa e de baixo custo. Beneficiando, muito, do desmantelamento da indústria no Velho Continente.

Contas feitas, 79,65 milhões de veículos ligeiros foram produzidos em todo o mundo. Sabia que, face a 2020, isto é um crescimento de 3,5%? Outra conclusão diz-nos que 58% dos veículos produzidos no mundo vieram da Ásia. É por isso que um em cada três carros vendidos no mundo é produzido na China. E não estamos a falar das marcas locais, mas sim mundiais, pois estão contabilizadas todas as “joint ventures” entre empresas locais e europeias.

De acordo com o relatório das contas mundiais, nos 22 milhões de veículos encontramos o Dacia Spring, DS 9, Audi, Volkswagen, BMW e muitas outras marcas europeias.

Sabia que a Europa é a segunda geografia em termos de produção?
Sabia que, conforme o relatório das vendas mundiais indica, a Europa produziu 14,5 milhões de veículos produzidos em 2021. Este número inclui a produção da Turquia onde marcas como a Renault, Kia, Toyoya e Fiat, entre outras, possuem grandes unidades de produção. Aliás, sozinha, a Turquia é o 15º país no que toca à produção automóvel.

Finalmente, com 13,46 milhões de viaturas produzidas, os Estados Unidos da América são a terceira maior geografia de produção mundial. O mercado norte americano está centrado nos “Big Three” (General Motors, Ford e Chrysler) e em alguns construtores asiáticos.

Os europeus não têm uma forte presença nos EUA, mas com um mercado tão substantivo, os números acabam por ser grandes e comparados com os líderes mundiais. Já agora, Portugal contribuiu para a produção europeia com 266.063 unidades, uma evolução de 6,1% face a 2020!