top of page

Construtores aplaudem Plano Ecológico Europeu para a Indústria

acp.pt

FEV 2023

ACEA considera ser necessária uma resposta forte aos desafios colocados pela Lei de Redução da Inflação (IRA) dos Estados Unidos.

A Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA, na sigla francófona) recebeu de forma positiva o Plano Ecológico Europeu para a Indústria (Green Deal Industrial Plan - GDIP), apresentado pela Comissão Europeia, destacando quatro pilares fundamentais para a Europa proteger a sua indústria de tecnologia verde.

Segundo aquela associação, a "Europa precisa de uma resposta forte aos desafios fundamentais colocados pela Lei de Redução da Inflação (IRA) dos Estados Unidos e aos riscos que ela cria para a “fuga de investimentos” para fora da UE. Sem um apoio financeiro e regulatório mais forte para indústrias nascentes, a escala dos subsídios disponíveis nos EUA atrairá tecnologias verdes e avançadas às custas da Europa – do desenvolvimento à produção e manufatura.

Se implantado com sucesso, o GDIP (na forma do Plano Net Zero Industry, REPowerEU, o Fundo de Soberania da UE e o Quadro Temporário de Crise e Transição revisto) pode ajudar a manter o investimento na UE.

A indústria automóvel está sob pressão devido aos enormes desafios – como a descarbonização ao mesmo tempo que defende a competitividade global e garante empregos e a produção industrial na UE. A ACEA considera ser necessária "uma liderança clara por parte das instituições europeias e dos Estados membros. Os fabricantes europeus de automóveis mantêm totalmente o seu compromisso de descarbonizar o transporte rodoviário, mas precisam de ter as condições de enquadramento adequadas".

A COVID e a guerra na Ucrânia também demonstraram as fragilidades nas cadeias de abastecimento globais e colocaram outros desafios à indústria europeia, como o elevado custo da energia.

Embora o Plano Ecológico Europeu para a Indústria (Green Deal Industrial Plan - GDIP) "por si só não possa resolver todos esses problemas, precisamos urgentemente dessa nova abordagem da política industrial europeia para nos ajudar a alcançar os objetivos ambientais e de descarbonização, ao mesmo tempo em que apoiamos nossa base industrial.

bottom of page