top of page

80% dos consumidores europeus quer ajudar a tornar a indústria automóvel mais sustentável

ambiente magazine

MAR 2023

O estudo é da PETRONAS Lubricants International que ainda dá conta que 11 a 20% das pessoas estão dispostas a pagar mais por produtos mais verdes.

A PETRONAS Lubricants International divulgou os resultados de um estudo recente que realizou a nível europeu e entre as principais conclusões destaca-se que cerca de 80% dos inquiridos quer contribuir para uma indústria automóvel mais ecológica, mas mais de um terço (38%) não estaria disposto a pagar mais por produtos alternativos.

A investigação a sete mil consumidores em seis países (Alemanha, Espanha, França, Itália, Polónia e Reino Unido) descobriu que há algumas diferenças geracionais, como por exemplo, 46% dos inquiridos da Geração Z está disposto a pagar entre 11 a 20% mais por produtos mais verdes, mas para a maioria, 62% dos inquiridos com idade superior a 55 anos, os preços destes produtos não deveriam ser superiores.

O estudo também revelou que há um certo nível de entendimento dos principais fatores que podem afetar a pegada de carbono de um veículo. Os cinco principais fatores de impacto são:

- Utilizar o combustível certo (77%)
- A idade do veículo (75%)
- Os hábitos de condução (73%)
- A manutenção do veículo (72%)
- O lubrificante escolhido (71%).
Em média, 12% dos europeus não sabe o que poderia ser feito para reduzir a pegada de carbono do seu veículo. Já 40% dos inquiridos acredita que a indústria automóvel poderia fazer mais para tornar os veículos mais sustentáveis, mas 83% dos participantes neste estudo deseja que as empresas também se comprometam a fazer mais.

“Cabe a empresas como a nossa mostrar aos condutores que existem soluções e passos económicos ao nosso alcance, como a manutenção regular dos veículos, escolher fluidos e lubrificantes que economizam combustível e melhoram o desempenho de carros tradicionais, híbridos e elétricos,” comentou Domenico Ciaglia, da PETRONAS Lubricants International.

bottom of page